A ansiedade te tira do momento presente e te leva ao futuro? colocando-o em um limbo entre o agora e um possível depois, que traz medo, insegurança e preocupação? Se você respondeu sim para essas duas perguntas, este artigo é para você.
Eu tenho um transtorno ansioso e pode ter certeza de que eu sei muito bem como você se sente. Apesar da minha ansiedade, no momento, estar controlado, ela já me fez, por muitas vezes, vivenciar um inferno. Principalmente, porque eu nunca estava 100% focada no presente, eu sempre pensava mais no futuro, e; algumas vezes, voltava ao passado e imaginava o “e se”… E se eu tivesse feito outro curso universitário? Se tivesse dito não para tal vaga de emprego? Como seria a minha vida agora?
Demorei anos para entender que aceitar o que aconteceu é um dos caminhos mais saudável para viver um presente tranquilo.
No livro Sobre a brevidade da vida Sêneca afirma que
O maior obstáculo para a vida é a expectativa, que depende do amanhã e do desperdício de hoje.
Veja o vídeo e entenda melhor sobre o assunto:
Quanto do seu dia de hoje você de fato viveu? Quanto passou sem que nem se desse conta? Os estoicos afirmam que para viver uma vida boa, é preciso construir o que queremos no hoje. Seguir o nosso caminho e o nosso objetivo um passo de cada vez, com constância e determinação.
Outra coisa que eu demorei a aceitar é que o futuro não está sob nosso controle.
Então, viver com base no que pode acontecer em um futuro incerto pode gerar ansiedade e preocupações sobre contextos que podem nem acontecer.
Tudo que temos é o presente e nossa capacidade de lidar com ele! Por isso, os filósofos estoicos propõem que aproveitemos verdadeiramente a forma como as coisas acontecem, sem querer que as situações ocorram de maneira diferente. Viver no instante presente nos deixa centrados no que podemos controlar e reduz as ansiedades e as preocupações em relação ao futuro.
Na prática: Quando algo acontecer com você, pergunte a si mesmo se você pode ou não fazer algo a respeito. Se a resposta for não, então apenas aceite o acontecimento. Se a resposta for sim, foque nas ações que você deve tomar a partir do acontecido.
Outra frase de Sêneca que me fez refletir bastante é:
“O que eu aconselho é que não seja infeliz antes da crise chegar, já que pode ser que os perigos que tanto teme nunca o alcancem, e certamente até então ainda não o alcançaram”.
Em outras palavras, a ansiedade é o sentimento de esperar o pior sem que isso tenha acontecido. Em outras palavras, trata-se de uma percepção subjetiva que nos leva a esperar o pior. A viver em função de algo ruim que ainda não aconteceu.
Jesus ensinou isto bem claro:
“Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado.”
Então, a vida é feita de muitos momentos e de diferentes fases. Nenhum dia é igual ao outro e nem tudo o que é sonhado se realiza. O segredo é viver um dia de cada vez, tendo clareza dos próprios objetivos, cultivando sistematicamente a paz e sempre pronto para administrar os percalços do cotidiano. A cada dia que passa as evidências são maiores: é necessário viver bem todos os instantes.