7 maneiras de melhorar suas habilidades de escrita

Escrever, como qualquer outra habilidade, é algo que você pode melhorar com o tempo e a prática.

Desde o envio de e-mails até a preparação de apresentações, escrever costuma ser uma tarefa diária em muitas profissões que abrangem diversos setores. As habilidades de escrita vão além da gramática e da ortografia. Precisão, clareza, persuasão e vários outros elementos desempenham um papel importante para garantir que sua escrita transmita a mensagem certa.

Quais são as habilidades de escrita?

Escrever é uma habilidade técnica que você usa para se comunicar de forma eficaz por meio da palavra escrita. Embora possam variar dependendo do que você está escrevendo, existem vários que transcendem categorias. As habilidades de escrita podem incluir mais especificamente:

 

  • Gramática
  • Vocabulário
  • Ortografia
  • Construção de sentença
  • Estrutura
  • Pesquisa e precisão
  • Clareza
  • Persuasão

Cada um desses componentes pode influenciar a qualidade da escrita.

Por que as habilidades de escrita são importantes?

Ser capaz de escrever bem é uma forma de comunicação eficaz , que muitos empregadores consideram uma competência profissional crucial . Na verdade, uma comunicação forte – abrangendo escrita, verbal, não verbal e visual – está entre as nove competências comuns de empregabilidade que os empregadores procuram nos candidatos a empregos.

Independentemente da sua função, com boas habilidades de escrita, você pode transcrever claramente seus pensamentos em mensagens significativas, permitindo compartilhar suas ideias, construir relacionamentos e fortalecer sua imagem profissional.

Saiba mais: Habilidades de comunicação importantes e como melhorá-las

Como melhorar suas habilidades de escrita

Escrever, como qualquer outra habilidade, é algo que podemos melhorar com o tempo e a prática. Aqui estão algumas estratégias para desenvolver sua própria comunicação escrita:

1. Revise os fundamentos gramaticais e ortográficos.

A gramática e a ortografia constituem a base de uma boa escrita. Escrever com gramática e ortografia adequadas comunica ao leitor sua profissionalismo e atenção aos detalhes. Também torna sua escrita mais fácil de entender.  

Além disso, saber quando e como usar pontuação menos comum, como dois pontos, ponto e vírgula e travessões, pode desbloquear novas maneiras de estruturar frases e elevar sua escrita. 

Se você deseja fortalecer sua gramática e ortografia, comece consultando um manual de redação. The Elements of Style, de William Stunk e EB White, há muito é considerado um produto básico para escritores. Você pode encontrar recursos semelhantes na biblioteca, livraria local ou online.

2. Leia o que deseja escrever.

Saber como pode ser um texto finalizado pode orientar o seu. Se você está tentando escrever um conto humorístico, leia contos humorísticos. Escrevendo uma resenha de livro? Encontre alguns e observe como eles estão estruturados. Preste atenção no que os torna bons e no que você deseja imitar (sem plagiar, é claro). Se estiver trabalhando em uma tarefa escolar, você pode pedir ao seu instrutor exemplos de trabalhos bem-sucedidos de alunos anteriores.

Faça da leitura uma parte de sua vida cotidiana para melhorar sua escrita. Experimente ler as notícias pela manhã ou pegar um livro antes de ir para a cama. Se você não foi um grande leitor no passado, comece com tópicos de seu interesse ou peça recomendações a amigos e familiares. Gradualmente, você começará a entender quais assuntos, gêneros e autores você gosta.

3. Revise.

Embora seja tentador enviar o trabalho assim que terminar, reserve algum tempo para revisar o que você escreveu e detectar erros grandes e pequenos. Aqui estão algumas dicas de revisão para manter em mente:

 

  • Deixe seu trabalho de lado antes de editar. Tente se afastar da escrita por um dia ou mais para poder voltar a ela com olhos novos e mais objetivos. Sem tempo? Mesmo reservar 20 minutos entre a escrita e a revisão pode permitir que você aborde seu trabalho com energia renovada.

 

  • Comece com soluções fáceis e depois avance para mudanças maiores. Começar com alterações mais fáceis pode colocá-lo no ritmo da revisão, permitir que você leia seu trabalho mais uma vez e eliminar distrações para que você possa se concentrar em edições maiores. Leia seu trabalho para detectar erros ortográficos, inconsistências e erros gramaticais. Em seguida, resolva os problemas maiores com estrutura ou transições estranhas. 

 

  • Se você pudesse dizer algo em menos palavras, faça-o. Ser desnecessariamente prolixo pode obscurecer sua mensagem e confundir o leitor. Reduza frases redundantes, repetitivas ou óbvias.

 

  • Leia em voz alta. Ler em voz alta pode ajudá-lo a encontrar frases estranhas e áreas onde sua escrita não flui bem. 
  • 4. Obtenha feedback.

    Esteja você escrevendo e-mails ou redações, pedir feedback é uma ótima maneira de ver como alguém além de você interpretará seu texto. Tenha uma ideia do que você gostaria que seu revisor focasse – a estrutura, a conclusão, o poder de persuasão de um argumento ou outro. 

    Aborde um amigo de confiança, membro da família, colega de trabalho ou instrutor. Se você é estudante, sua escola também pode ter um centro de recursos de redação ao qual você pode entrar em contato. 

    Você também pode considerar formar um grupo de redação ou ingressar em uma aula de redação. Encontre cursos de redação on-line, na faculdade comunitária local ou em oficinas de redação independentes em sua cidade.

    5. Pense na estrutura.

    A gramática e a ortografia mantêm sua escrita consistente e legível, mas a estrutura garante que as grandes ideias cheguem ao leitor.

    Em muitos casos, formar um contorno ajudará a solidificar a estrutura. Um esboço pode esclarecer o que você espera transmitir em cada seção, permitir que você visualize o fluxo de sua peça e revelar partes que exigem mais pesquisa ou reflexão. 

    A estrutura pode parecer diferente dependendo do que você está escrevendo. Um ensaio normalmente tem uma introdução, parágrafos principais e uma conclusão. Uma peça de ficção pode seguir a estrutura do enredo em seis estágios: exposição, ação ascendente, clímax, ação descendente, resolução e desfecho. Escolha o que é melhor para seus propósitos.

  • 6. Escreva.

    Como muitas habilidades, uma das melhores maneiras de melhorar sua escrita é praticar. Aqui estão algumas maneiras de começar:

     

    • Comece um diário ou um blog.
    • Participe de uma aula ou workshop de redação.
    • Pratique a escrita livre.
    • Escreva cartas para amigos ou familiares.
    • Elabore um artigo de opinião para o jornal local ou publicação de sua preferência.

     

    7. Conheça algumas soluções comuns.

    Mesmo que um texto esteja gramaticalmente correto, você poderá torná-lo mais dinâmico e interessante com algum polimento. Aqui estão algumas maneiras comuns de aprimorar sua escrita:

     

    • Escolha verbos fortes (por exemplo, “sprinted”, “tracejado” ou “parafusado” em vez de “correu”).
    • Evite voz passiva.
    • Varie o comprimento da frase.
    • Corte palavras desnecessárias.
    • Substitua clichês por frases originais.
    • Suas habilidades de escrita brilharão durante todo o processo de procura de emprego , quer você pretenda exibi-las ou não. Isso ocorre porque os formulários de emprego são em grande parte materiais escritos, incluindo carta de apresentação , currículo e comunicações por e-mail . Use essas oportunidades para demonstrar suas habilidades de redação a possíveis empregadores, enviando materiais claros, precisos e envolventes.

      Além disso, se você tiver conhecimentos especializados, como experiência com redação jurídica, redação médica, redação técnica ou redação científica, poderá anotar isso em uma seção de habilidades de currículo e detalhar mais essa experiência em sua carta de apresentação ou durante suas entrevistas .

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