sidy batalha

Desde a infância, Sidy Batalha é apaixonada pela leitura e pela escrita literária. Sua formação acadêmica é em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas, também possui Mestrado em Letras, além de ser escritora premiada. Atualmente, é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seu objetivo é   proporcionar aos estudantes a oportunidade de uma educação de excelente qualidade e mostrar que a literatura transforma vidas. 

sidy batalha

Sidileide Batalha do Rêgo, ou simplesmente Sidy Batalha, nasceu na cidade de São Miguel, interior do estado do Rio Grande do Norte, mas mora na capital do estado, Natal. Sidy é graduada em Letras Língua Portuguesa e Mestra em Letras (UERN), com seis anos de experiência na área de ensino, atualmente é professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); antes trabalhou como professora no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e foi Consultora Educativa Internacional da empresa International Academic Programs, Espanha.

Sua paixão pela leitura e pela escrita literária nasceu na época de criança, porém apenas na adolescência, com 14 anos de idade, ela ganhou destaque na escrita, sendo municipalmente premiada em um concurso de redação sobre o tema: “O dia internacional da mulher”. Aos 20 anos de idade, com o conto “O cientista”, Sidy ganhou o seu primeiro prêmio literário no primeiro concurso literário da Academia Assuense de Letras. No ano de 2012, o seu conto “Isso é guerra” foi publicado na primeira edição impressa da Revista Cruviana, Mossoró/RN. Em novembro de 2014, o miniconto “Prisão transparente” é publicado pela Editora Paulista Poesias Escolhidas, no livro O melhor de mim.

No ano de 2015, Sidy recebe menção honrosa da Academia Assuense de Letras pelo conto “A camisa azul xadrez”, o mesmo conto é publicado no livro Jovens contistas, grandes escritores – contos potiguares. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, intitulado O Lago, com uma narrativa que aborda a temática da agressão contra a mulher. Nesse mesmo ano, com o conto “Dormindo com o inimigo” fica em 2º lugar no concurso João Batista Cascudo Rodrigues, promovido pela Academia Mossoroense de Letras (AMOL). O seu segundo livro Lábios vermelhos foi publicado em 2018.

Segunda filha (3 irmãos) de pais humildes e sem estudo, Adalto Batalha e Damiana Bezerra, a família passou por muitas dificuldades financeiras, mas Sidy sempre teve o apoio dos pais, e a persistência individual, para seguir em frente com os estudos. Além de nunca ter abandonado o seu sonho de infância: Tornar-se escritora!

Atualmente, também se dedica a mentoria de alunos que desejam atingir a nota máxima na redação, seja do ENEM, dos IFs, ou de concursos públicos. Além de ser palestrante “nas horas vagas”.