O nosso corpo fornece uma incrível quantidade de informações, por meio da linguagem corporal, sobre o que estamos pensando e sentindo. A linguagem corporal também pode mudar um pensamento com relação a si mesmo.
Uma pesquisa cientifica realizada pela Dra. Amy Cuddy que é psicóloga e professora da Universidade de Havard, provou cientificamente que a postura corporal molda nossa personalidade. Após um estudo cientifico, a doutora comprovou que o simples ato de ficar em uma posição de poder por 2 minutos faz com que o nosso organismo sofra alterações.
Poses de poder são posições que possibilitam o aumento da nossa testosterona e diminuição dos níveis de cortisol (a testosterona é o hormônio que está associado a autoconfiança, ao desejo de domínio, enquanto o cortisol está associado ao estresse). Exemplificando, seriam posturas dominantes, eretas e abertas, que impactam a forma como nos sentimos e aquilo que pensamos sobre nós mesmos.
POSE DA MULHER MARAVILHA
Essa não é apenas uma pose para uma boa foto, segundo a Dra. Amy Cuddy manter o peito estufado, pés afastados, coluna reta e abrir os braços, como a super-heroína, passa a mensagem de que você é uma poderosa e tem todas as situações sob controle, irradiando confiança.
USE A POSE A SEU FAVOR
Se você está prestes a enfrentar uma situação estressante, seja na universidade, no trabalho ou em casa, escolha um lugar calmo, dentro de um banheiro, por exemplo e, sozinha, mantenha-se na pose da Mulher Maravilha por aproximadamente cinco minutos. Além da postura, procure visualizar respostas positivas sobre o momento que você irá encarar. Isso ajudará você a enfrentar o problema com mais confiança, aumentando as chances de um bom resultado final. Já utilizei essa pose antes da realização de uma prova muito importante para o futuro da minha carreira, deu certo! Senti-me confiante e consegui passar na prova.