Sidileide Batalha do Rêgo é escritora, produtora cultural e professora de Língua Portuguesa e Literatura, além de Mestra em Letras/Crítica Literária. Como produtora cultural desenvolveu, recentemente, o projeto Escritores Emergentes da Literatura Potiguar no qual houve um concurso literário, tendo como objetivo inserir escritores iniciantes no cenário literário potiguar. Desse projeto, foi produzida uma antologia, tendo Sidileide como editora-chefe, que está sendo distribuída em escolas e bibliotecas públicas do estado do RN.
Desde 2018, ela mantém um blog e um canal no Youtube no qual pública textos e vídeos ensinando a como escrever um livro literário, criar personagens, enredo, clímax, etc. Também faz postagens desse teor em seu Instagram profissional, no qual também pública ensinando a como escrever textos argumentativos.
Ao longo de sua trajetória, Sidileide Batalha dedica-se intensamente ao universo da cultura, da literatura e das práticas de escrita e leitura literária. Esses pilares, indissociáveis, são fundamentais na construção de uma sociedade mais enriquecida culturalmente e mais consciente de sua diversidade.
Sua atuação abrange, além da escrita e publicação de livros, a promoção de eventos literários, a criação de projetos culturais e educacionais voltados para o incentivo à leitura e a escrita, e a produção de obras que dialogam com diferentes públicos, levando a literatura para além das páginas dos livros, alcançando espaços comunitários e educativos.
Lançou em 2016 o romance O Lago, no qual aborda a temática da agressão contra a mulher. Em 2018, lançou o livro Lábios vermelhos, uma coletânea de contos que aborda o tema do machismo estrutural. Ambas as obras evidenciaram um compromisso com a reflexão sobre questões sociais e de gênero, buscando promover conscientização e transformação. Além disso, tem contos publicados nas antologias O melhor de mim (2014), Cruviana (2013), Jovens contistas, grandes escritores (2016), Escrínio da literatura potiguar (2011). Também lançou em 2018 a revista literária LibArt voltada para as expressões artísticas literatura e fotos.
No ano de 2021, ministro dois cursos; o primeiro: “Práticas de Leitura e escrita criativa”; e o segundo, “Como analisar e interpretar narrativas literários”, junto ao projeto Sociedade dos leitores do alto oeste potiguar. Em 2022, ministrou o curso: “Escrita criativa: do 0 à obra”; no qual ensinava jovens escritores a criarem seu primeiro livro literário.
Portanto, Sidileide tem contribuído para a formação de uma nova geração de escritores e leitores críticos, ampliando o alcance de temas relevantes e promovendo um olhar mais atento às questões sociais. Seu trabalho, que transcende a escrita, se reflete em ações concretas que buscam um mundo mais igualitário.