O 1º Concurso Literário Escritores Emergentes da Literatura Potiguar tem como objetivo principal fomentar e valorizar a produção literária do Rio Grande do Norte, selecionando contos e poemas de temática livre para premiação e inclusão em uma coletânea a ser publicada e distribuída em escolas públicas regionais.
Além de oferecer uma oportunidade aos novos escritores potiguares, o concurso desempenha um papel significativo no cenário cultural, promovendo uma renovação no panorama literário do estado.
Ampliar a visibilidade e o reconhecimento da produção literária de autores potiguares;
Contribuir para a construção de uma identidade cultural local, destacando as narrativas e vozes únicas presentes na literatura do Rio Grande do Norte;
Proporcionar um espaço inclusivo e democrático, aberto a participantes de diversas idades, gêneros, origens e experiências, fortalecendo a riqueza da expressão literária potiguar.
Distribuição da obra literária originada do concurso literário nas escolas pública dos municípios dos escritores vencedores, visando propocionar aos estudantes material de leitura literária regional como fonte de fruição e reelaboração da realidade;
Revelar talentos literários do Estado do Rio Grande do Norte;
Estimular a leitura literária como instrumento de reflexão e ampliação de conhecimentos.
Não. Na primeira página do texto literário a ser anexado deverá constar apenas o título e pseudônimo, a fim de garantir a lisura no processo de julgamento. O nome do arquivo deve ser apenas o título do texto. Em nenhum local do texto ou no nome do arquivo poderá constar o nome do candidato, caso em que a inscrição será invalidada.
Sim.
Sim. Os títulos podem estar em CAIXA ALTA.
Sim. Ver regulamento no Edital.
O autor não pode ter publicado anteriormente em blog, redes sociais, livros e revista o texto literário que irá concorrer ao prêmio. Deve ser uma criação inédita.
O Concurso Literário Escritores Emergentes da Literatura Potiguar não permite a inscrição de autores que não sejam norte-rio-grandense ou que não residam em cidades do Oeste potiguar, pois este prêmio foi idealizado para abranger, inicialmente, apenas as cidades interioranas do alto oeste.